quinta-feira, 14 de junho de 2012

O viajante do tempo: troll ou verdade?

John Titor: Viajante do tempo
Desculpem a falta de atualização, agora as coisas vão voltar ao normal. A intenção é ter, no mínimo, um post por dia. Mas está muito corrido e estou fazendo o melhor para trazer as curiosidades pra vocês. 

O ano era 2001, a internet começando a se tornar popular. Em um fórum de discussões qualquer, surgiu John Titor. John se dizia um viajante do tempo. Isso mesmo: ele era um viajante do futuro, que voltou no tempo para cumprir um determinado objetivo e interagir com a população da época.

John começou seu discurso da seguinte maneira: “Saudações. Eu sou um viajante do tempo do ano de 2036”, em uma das muitas mensagens que ele postou no fórum já extinto da Artbell. Logo de início, a mensagem soou como uma brincadeira, mas o viajante do tempo respondia questões sobre o futuro com uma segurança anormal. 

Segundo ele, sua família vivia em uma base militar em Tampa, na Flórida. Antes de voltar para o ano de 2001, ele teria uma missão no ano de 1975. O objetivo era coletar um 5100, um dos primeiros modelos de computador pessoal fabricado pela IBM. A máquina, supostamente, possuía uma função que foi pouco divulgada pela empresa e era essencial para traduzir códigos em 2036. 
Emblema encontrado nos documentos do viajante
Muitos dos membros do fórum se contentaram em perguntar sobre resultados de torneiros esportivos e em quais empresas valia a pena investir, mas Titor não falava nada que pudesse privilegiar a população do passado. Durante um tempo, algumas pessoas ainda desacreditavam da viagem temporal, mas diziam que os argumentos do viajante eram bastante convincentes. 

Titor diz que o ano de 2036 teria o meio ambiente infestado por radiação e doenças, o que obrigou a produção de alimentos em ambientes internos. As universidades seriam muito importantes, pois possuem bibliotecas em seus interiores. E sobre 2012, ele disse: "Aconteceram coisas incomuns neste ano, mas nada que leve o mundo ao fim”.

Apesar do futuro nos guardar um cotidiano calmo, de acordo com John, a partir de 2004, uma guerra civil teria dado início nos Estados Unidos, após o resultado das eleições daquele ano. Com o conflito se tornando mundial, no ano de 2015, a Rússia lançaria um míssel no país, dizimando estados inteiros e dando início a Terceira Guerra Mundial. Os Estados Unidos se fragmentariam em cinco unidades, com cinco presidentes e uma nova constituição. E itens simples do nosso cotidiano, como bicicletas, seriam mais difíceis de conseguir.

Algumas previsões foram certeiras: ele disse que plataformas móveis seriam essenciais, já que nós teríamos acesso à tecnologia mesmo fora de casa. Além disso, ele citou a doença de Creutzfeldt-Jakob, um tipo de vaca louca, que preocuparia o setor agropecuário. Mas errou em dizer que não haveria Jogos Olímpicos após as guerras civis de 2005. 

Army Model C204 - Dispositivo de Distorção de Gravidade e Deslocamento no Tempo
Sobre o dispositivo usado como máquina do tempo, Titor não revelou maiores detalhes. Sabemos somente que o C204 Gravity Distortion Time Displacement Unit era uma máquina aclopada em um carro (Corvette), conceito parecido com o do filme "De Volta Para O Futuro". A máquina usava conceitos de campos magnéticos, baterias, zonas de raios X e conceitos eletrônicos avançados - o viajante postou algumas fotos do manual da máquina e quem analisou, afirmou que fazem sentido. 
Painel do carro supostamente usado na viagem temporal
Uma concepção clássica da ciência afirma que, ao viajar no tempo e alertar a população do passado sobre acontecimentos do futuro, John criou duas linhas do tempo, sendo uma delas original (vivida por ele) e outra paralela (criado após a viagem no tempo). Com isso, nem todos os acontecimentos podiam vir a acontecer, pois ele alterou a linha do tempo original. Ao menos, o conhecimento avançado no assunto revela que, se ele era uma fraude, entendia do assunto. 
Desenhos de um componente da máquina de John
Depois de 4 meses debatendo no fórum, o viajante avisou que aquele seria o último dia naquele ano e nunca mais postou novamente. Após o sumiço, pesquisaram informações sobre um John Titor ou uma família com tal nome. Um ou outro registro foram encontrados, mas nada que levasse a conclusão alguma. Outra coisa interessante é que ninguém conseguir rastrear o IP ou localizar as postagens na época. 

Caso John Titor exista de verdade, atualmente ele seria uma criança - será que ele imagina que sua vida já é uma história?

Irei postar mais coisas sobre supostos viajantes do tempo em breve.