sexta-feira, 1 de junho de 2012

Snuff Films: realidade ou lenda urbana?

Filmes Snuff: lenda ou realidade?

Não sei se todos estão familiarizados com a palavra snuff, então eu vou, brevemente, explicar o que seria. Um filme snuff, seria um gênero que conta com a morte real de uma ou mais pessoas presentes na película, sem efeitos especiais, feito especialmente para o entretenimento ou visando lucro financeiro. A falta de provas de que esses filmes realmente existam, os tornam uma lenda urbana. Alguns filmes de execuções ou assassinatos existem, mas não foram feitos visando a distribuição comercial.

 Em muitos casos de assassinatos, o assassino gravou seu crime enquanto a vítima estava viva.

  • Entre os anos de 1983 e 1985, os americanos Charles Ng e Leonard Lake se filmaram torturando algumas mulheres, que mais tarde eles matariam.
  • No começo dos anos 90, o casal canadense Paul Bernardo e Karla Homolka (eu já falei deles AQUI) separadamente filmaram alguns estupros, mas não filmaram os assassinatos.  
  • Em 1997, os alemães Ernst Dieter Korzen e Stefan Michael Mahn filmaram a tortura de duas prostitutas que eles haviam sequestrado. Eles mataram uma vítima e a outra escapou. Após serem presos e julgados a prisão perpétua, os procuradores alegaram existir um mercado de filmes snuff, onde Korzen e Mahn tinham a intenção de vender seu vídeo. Eles foram os primeiros convictos a fazer um snuff, mas seu vídeo nunca foi distribuído.

Cannibal Holocaust

Cannibal Holocaust 
O diretor italiano Ruggero Deodato, foi acusado, após rumores, de que as mortes em seu filme Cannibal Holocaust seriam reais. Além de gore, o filme contém muitas cenas de violência sexual e a morte reais de sete animais gravadas e uma não gravada. Cannibal Holocaust foi banido em mais de 50 países e em 2006, a revista Entertainment Weekly, o nomeou como um dos 20 filmes mais controversos de todos os tempos. 

Guinea Pig Films 
Os dois primeiros filmes da série japonesa Guinea Pig foram feitos para parecem com um snuff, os vídeos são instáveis e foi filmado por amadores. No final dos anos 80, a série Guinea Pig, foi uma das inspirações do serial killer japonês Tsutomu Miyazaki, assassino de estudantes em idade pré-escolar. 
Após ver parte de um episódio da série, o ator Charlie Sheen, pensou que o assassinato lá representado era real e contatou o FBI. Após investigações, as autoridades japonesas alegaram já ter investigado os produtores da série, que foram forçados a provarem que os assassinatos eram falsos.

Flower Of Flesh Blood - episódio que Charlie Sheen assistiu

Dica: Um filme que aconselho assistem sobre o assunto é 8mm com Nicolas Cage.  

Real ou mentira?