sexta-feira, 10 de julho de 2015

Crueldade com Animais (post graficamente pesado - considere precaução!)

O site abaixo, apesar de uma lenga-lenga cristã em alguns dos posts, tem artigos bem completos e bem ilustrados a cerca de maus tratos a animais. Especifiquei o link da página com artigos e fotos de maus tratos a cães. Quem tem um cachorro sabe como é.

Culinária chinesa

Quem tem qualquer bicho de estimação sabe como é revoltante ver alguém agredindo um animal. Na realidade qualquer tipo de agressão a qualquer criatura deveria nos causar a mesma revolta ou, no mínimo, estranhamento. É incrível que algumas coisas ainda existam no nosso mundo e no nosso tempo... Que homens ainda vejam tantas criaturas como sendo inferiores. É incrível que ainda existam pessoas que conscientemente comprem marfim ou peles. Aliás, que comprem qualquer coisa roubada ou que façam vista grossa.

O que um homem assim merece?
 
No nosso país, esse tipo de trabalho de prevenção e fiscalização, em relação a abuso de animais, também acaba nas mãos de ONGs. Nosso Governo está cagando pra nós, então imagina pros animais! Felizmente existem bons exemplos, como o Instituto Nina Rosa, que faz um trabalho de educação sensacional, mostrando o que acontece com os animais e o que não nos é mostrado ou dito.

Eu adoraria ter aprendido na escola com materiais como os usados por esse Instituto. Se eu soubesse desse tipo de coisa antes, teria feito muita coisa diferente. Esse tipo de tópico deveria estar na pauta de todas as escolas e deveria ser ensinado desde sempre, formando pessoas aptas a lidar com um planeta tão rico e complexo.

Adicionar legenda

Toda forma de crueldade deveria ser banida. Ou punida. Pra quem chuta um gato, por exemplo, por que não abrir um talho em seu bucho e encher de brita? E jogar no rio? Não vejo nada de errado nisso.


Alguns sites, como o da PETA, produzem listas de empresas "limpas" ou "sujas". As empresas que usam o selo "cruelty free" não tem mais em seus procedimentos o teste em animais. A grande maioria das empresas brasileiras listadas por esses sites é de cosméticos. As empresas alegam (como retratado pela Luiza Mel) que não executam testes em animais aqui no Brasil, mas não se pronunciam e desconversam quando o assunto é a China, ou outros países onde o teste em animais é obrigatório. E quase todas elas vendem os produtos lá.

Norman Reedus apóia a causa

A lista atualizada das empresas que não usam o selo "cruelty free" é bem grande. São algumas marcas bem famosas aqui, como a Avon e a L'oreal, além de produtos como Dove e Axe. Até o Head & Shoulders! Não acredito.

Não quero ser hipócrita. Não sou vegano, e não quero fazer uma propaganda enganosa; como carne vermelha - até demais. Mas... depois de ver cenas como a do video abaixo, o que você sente quando lembra de carne? Quando lembra de um suculento bife mal passado?

Moedor gigante de ração pra cachorro

O video não retrata exatamente crueldade contra animais, pois eles já estão mortos quando são jogados no moedor gigante (spoiler). Mesmo que datado, o video é de uma fazenda clandestina nos EUA, de produção de ração para cães. Não parece que tem algo errado? Saber que produzimos coisas desse tipo, que vestimos e passamos no corpo e no rosto coisas desse tipo? Saber que compramos e consumimos produtos que são antes testados nos olhos de macacos, pra ver se causa alergia? Na pele de coelhos? De ratos? Saber das condições nojentas em que animais são mantidos para a produção de carne em massa? Mesmo sabendo que existem outras formas igualmente eficientes de se obter os mesmos resultados???

Os procedimentos e a natureza dos testes nunca são totalmente esclarecidos pelas empresas. Os laboratórios testam de tudo, e alguns dos exemplos não permitem espaço para explicações. O que foi escancarado pela PETA no início dos anos 90 foi só uma pontinha do iceberg.

A vingança começou

É desnecessário e estúpido. Na minha modesta opinião, pessoas que matam, mutilam, testam de modo invasivo e inumano e que ferem animais deveriam figurar entre os temidos assassinos expostos aqui no blog. As vítimas são um pouco diferentes, talvez, mas a sede de sangue e a crueldade são as mesmas.

Fonte:
http://www.all-creatures.org/

Lista negra da PETA com as empresas que TESTAM em animais:
http://features.peta.org/cruelty-free-company-search/cruelty_free_companies_search.aspx?Donottest=-1&Product=0&Dotest=8&Regchange=-1&Country=-1&Keyword=